Uma
vez que já entendemos essa separação, nos falta fazer mais uma distinção que é
a polaridade destes setores: 2 deles (pontos fortes e oportunidade) fazem a
empresa crescer e os outros 2 (pontos fracos e ameaças) prejudicam a empresa.
Segue
agora uma definição resumida de cada setor e como utiliza-lo em seu
empreendimento:
*
Pontos Fortes: tudo aquilo que a
empresa faz bem, ou melhor, que as outras e que está sob seu controle, ou seja,
pode alterar, melhorar e aperfeiçoar a qualquer momento, pois está relacionado
à parte interna da empresa (ambiente interno). Algumas perguntas para
identificar os pontos fortes:
1- O
que você, sua empresa e equipe fazem bem?
2- Que
recursos especiais você possui? Quais pode aproveitar ou otimizar?
3-
Quais são os seus diferenciais? Por que os clientes escolhem sua empresa?
4- O
que a concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz
bem?
5-
Quais as vantagens que a empresa disponibiliza?
6-
Possui boa comunicação entre os setores?
Exemplos:
- Atendimento
rápido e personalizado
- Boa
localização
- Variedade
no mix de produtos (tem de tudo)
- Serviço
de entrega – a qualquer hora (serviço diferenciado)
- Formas
de pagamento: a vista, cartão, a prazo
- Política
de salários (paga acima do salário mínimo + benefícios, o que não acontece com
os concorrentes)
- Qualidade
dos produtos e serviços
- Comprometimento
da equipe
- Recursos
financeiros abundantes
- Líder
no segmento
- Marca
forte
- Parcerias
com outras empresas
* Pontos Fracos: tudo aquilo que a empresa tem dificuldade, possui reclamações e pode melhorar, já que está relacionado à parte interna da empresa e pode ser controlado pela mesma (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fracos:
1- No
que você precisa ficar atento?
2- O
que a empresa pode ou precisa melhorar?
3- Os
colaboradores são capacitados para suas funções? Quais as deficiências
profissionais dos colaboradores?
4- Por
que os clientes não voltam depois da primeira compra? Por que os clientes escolhem os concorrentes?
5-
Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros? Onde possui menos recursos
que os demais?
6- A
empresa inova em produtos, processos, marketing ou na organização? Com que
frequência?
7- Os
clientes reclamam de quais aspectos da empresa?
Exemplos:
- Infraestrutura
(espaço muito pequeno, não adequado, não aproveitado)
- Pouca
variedade de produtos / Produtos desatualizados
-Não inova há mais de 3 anos
- Mau
atendimento (profissionais despreparados)
- Demora
(delay) na entrega de produtos e serviços
- Marca
pouco conhecida
- Distribuição
limitada
- Problemas
operacionais
- Demora
na resolução dos problemas apresentados
- Dificuldade
em inovar
*
Oportunidades: tudo que está relacionado à parte externa da empresa e que NÃO
está sob seu controle, ou seja, a empresa não tem como intervir (ambiente
externo). Algumas perguntas para identificar as oportunidades:
1-
Quais são as oportunidades externas que você pode identificar? (parcerias com
outras empresas, novos fornecedores , etc)
2- O
que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio?
3-
Como agregar valor ao seu produto e ao seu serviço?
4- Que
tendências você pode aproveitar a seu favor?
5- O cenário econômico está favorecendo a empresa?
6-
Quais as demandas, novos produtos e serviços?
7- Há
crescimento do mercado?
Exemplos:
-
Incentivos fiscais
-
Aumento da demanda pelo produto (aumento do número de clientes)
-
Surgimento de novas tecnologias
-
Mudança nas necessidades dos clientes
-
Outras empresas procuram alianças
-
Maior abertura do comércio exterior
-
Pouca concorrência
-
Parcerias fortes
*
Ameaças: tudo que está relacionado à parte
externa da empresa e que NÃO está sob seu controle. Logo, a empresa não pode
atuar sobre as ameaças, pois está no ambiente externo à empresa. Algumas
perguntas para identificar as ameaças:
1- Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar?
2-
Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você?
3-
Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
4- As
novas tecnologias e as mudanças no mercado prejudicam a empresa?
5-
Porque a empresa deve se blindar?
Exemplos:
-
Concorrentes
- Introdução
de produtos substituídos no mercado
-
Diminuição da demanda, devido a crise econômica ou outros fatores externos
-
Mudança nas necessidades dos clientes
-
Mudanças governamentais e legislativas
-
Barreiras no comércio exterior