quarta-feira, 25 de junho de 2014

ANÁLISE SWOT




A Análise SWOT ou Matriz FOFA, se trata de uma análise de 4 setores mestres da empresa, são os Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades. Seu grau de relação estão na visão de âmbito interno (pontos fortes e fracos) e âmbito externo (oportunidades e ameaças). Pensemos assim: tudo o que for dos portões da empresa para dentro é de âmbito interno, ou seja, a empresa possui total poder de manipulação, se ela quiser pode mudar. Já tudo o que é do lado de fora da empresa, e que na maioria das vezes a empresa não possui meios para interferir tratamos como âmbito externo, e sempre virão em forma de oportunidade, ou ameaças.

Uma vez que já entendemos essa separação, nos falta fazer mais uma distinção que é a polaridade destes setores: 2 deles (pontos fortes e oportunidade) fazem a empresa crescer e os outros 2 (pontos fracos e ameaças) prejudicam a empresa.





Segue agora uma definição resumida de cada setor e como utiliza-lo em seu empreendimento:

* Pontos Fortes: tudo aquilo que a empresa faz bem, ou melhor, que as outras e que está sob seu controle, ou seja, pode alterar, melhorar e aperfeiçoar a qualquer momento, pois está relacionado à parte interna da empresa (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fortes:
1- O que você, sua empresa e equipe fazem bem?
2- Que recursos especiais você possui? Quais pode aproveitar ou otimizar? 
3- Quais são os seus diferenciais? Por que os clientes escolhem sua empresa?
4- O que a concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?
5- Quais as vantagens que a empresa disponibiliza?
6- Possui boa comunicação entre os setores?
Exemplos:
- Atendimento rápido e personalizado
- Boa localização
- Variedade no mix de produtos (tem de tudo)
- Serviço de entrega – a qualquer hora (serviço diferenciado)
- Formas de pagamento: a vista, cartão, a prazo
- Política de salários (paga acima do salário mínimo + benefícios, o que não acontece com os concorrentes)
- Qualidade dos produtos e serviços
- Comprometimento da equipe
- Recursos financeiros abundantes
- Líder no segmento
- Marca forte
- Parcerias com outras empresas

* Pontos Fracos: tudo aquilo que a empresa tem dificuldade, possui reclamações e pode melhorar, já que está relacionado à parte interna da empresa e pode ser controlado pela mesma (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fracos:
1- No que você precisa ficar atento?
2- O que a empresa pode ou precisa melhorar?
3- Os colaboradores são capacitados para suas funções? Quais as deficiências profissionais dos colaboradores?
4- Por que os clientes não voltam depois da primeira compra? Por que os clientes escolhem os concorrentes?
5- Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros? Onde possui menos recursos que os demais? 
6- A empresa inova em produtos, processos, marketing ou na organização? Com que frequência?
7- Os clientes reclamam de quais aspectos da empresa?
Exemplos:
- Infraestrutura (espaço muito pequeno, não adequado, não aproveitado)
- Pouca variedade de produtos / Produtos desatualizados
 -Não inova há mais de 3 anos
- Mau atendimento (profissionais despreparados)
- Demora (delay) na entrega de produtos e serviços
- Marca pouco conhecida
- Distribuição limitada
- Problemas operacionais
- Demora na resolução dos problemas apresentados
- Dificuldade em inovar

* Oportunidades: tudo que está relacionado à parte externa da empresa e que NÃO está sob seu controle, ou seja, a empresa não tem como intervir (ambiente externo). Algumas perguntas para identificar as oportunidades:
1- Quais são as oportunidades externas que você pode identificar? (parcerias com outras empresas, novos fornecedores , etc)
2- O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio?
3- Como agregar valor ao seu produto e ao seu serviço?
4- Que tendências você pode aproveitar a seu favor? 
5- O cenário econômico está favorecendo a empresa?
6- Quais as demandas, novos produtos e serviços?
7- Há crescimento do mercado?
Exemplos:
- Incentivos fiscais
- Aumento da demanda pelo produto (aumento do número de clientes)
- Surgimento de novas tecnologias
- Mudança nas necessidades dos clientes
- Outras empresas procuram alianças
- Maior abertura do comércio exterior
- Pouca concorrência
- Parcerias fortes

* Ameaças: tudo que está relacionado à parte externa da empresa e que NÃO está sob seu controle. Logo, a empresa não pode atuar sobre as ameaças, pois está no ambiente externo à empresa. Algumas perguntas para identificar as ameaças:

1- Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar?
2- Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você? 
3- Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
4- As novas tecnologias e as mudanças no mercado prejudicam a empresa?
5- Porque a empresa deve se blindar?
Exemplos:
- Concorrentes
- Introdução de produtos substituídos no mercado
- Diminuição da demanda, devido a crise econômica ou outros fatores externos
- Mudança nas necessidades dos clientes
- Mudanças governamentais e legislativas

- Barreiras no comércio exterior

Curso de Mandarim na UNESP/FCAV – JABOTICABAL

Atenção para o Curso de Mandarim na Unesp/FCAV de Jaboticabal. Além dos alunos, docentes e servidores do Campus terem a...