Descrição:
Consiste na pesquisa e depuração de novos mercados, relacionando todas as suas necessidades, restrições, padrões de qualidade entre outras informações pertinentes para elaborar uma cartilha mercadológica completa.
  • Levantar necessidades
Procurar identificar mercados via necessidades que podem ser satisfeitas pela empresa, relacionando o que a empresa pode fazer, é possível se encontrar novos mercados para atuação. Pensar em o que determinado setor precisa que você pode oferecer ou o que é preciso modificar para atender essa necessidade? Quais são suas restrições de compra? Padrões de qualidade exigidos? Leis correspondentes ao mercado? Tudo relacionado ao mercado de maneira generalizada.
Para tal levantamento, pode-se utilizar internet, revistas especializadas, feiras e palestras, toda a fonte de informação deve ser relevada, deste a jornal até reuniões com funcionários advindos de outras empresas. Através deste levantamento será composto uma relação de potenciais mercados a serem explorados.
Lembrando que tudo deve ser documentado e atualizado periodicamente, sendo de fácil acesso para pesquisa e análise.

  • Identificar clientes potenciais
É o momento de prospecção de novos clientes, uma vez identificados os novos mercados, relacionar quais são as empresas destes novos setores e quais são suas exigências de relacionamento. Levantar o máximo possível de informações segmentadas sobre cada cliente. Visando obter o máximo de entendimento do mesmo para um relacionamento mais concreto.
Não se limitar apenas a clientes finais, mas também formar parcerias oferecendo terceirizações para determinados produtos de um mercado que já está sendo atendido.
Todas essas informações devem ser documentadas e atualizadas periodicamente, sendo de fácil acesso para pesquisa e análise.